atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

  5º Festival Internacional de Documentário Musical vai até 12 de maio em S. Paulo

5º Festival Internacional de Documentário Musical vai até 12 de maio em S. Paulo

** Seleção de 58 filmes nacionais e internacionais
** O vencedor do Oscar "Searching for Sugarman" abre o festival
** Homenagem ao diretor inglês Dick Fontaine
**de 03 a 12 de maio em São Paulo

O IN-EDIT~BRASIL 2013 - 5o Festival Internacional do Documentário Musical acontece na cidade de São Paulo até o dia 12 de maio, no MIS-SP, CineSESC, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural e Cine Olido.

Com Patrocínio da Riachuelo e da Petrobras, copatrocínio da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura SP e apoio do ProAC, Secretaria de Cultura, Governo do Estado SP, o festival apresenta uma seleção de 58 filmes de diversos países como Cuba, Irlanda, EUA, Reino Unido, Espanha, Países Baixos, Islândia, Finlândia, Noruega, Dinamarca, Canadá, Rússia, Coréia do Sul, Suiça, Suécia, África do Sul, República Tcheca, Angola, Zimbabwe e Moçambique.

O In-Edit~Brasil continua dando grande visibilidade aos filmes nacionais no Panorama Brasileiro e também apostando forte nas criações internacionais que trazem novas visões do cinema e da música, no Panorama Mundial. Algumas sessões virão acompanhadas de shows e encontros com músicos e diretores para complementar o conteúdo.

Nessa edição, o festival presta uma homenagem ao inglês Dick Fontaine, diretor do departamento de Documentário na National Film and Television School. Com quase 50 anos de atividade como diretor e produtor, Dick Fontaine é um dos documentaristas mais prolíficos e respeitados em todo o mundo. Na programação: "Art Blakey – The Jazz Messenger", "Betty Carter: New All The Time", "Who's Crazy - David, Charlie And Ornette", " Sound??", "Beat This! A Hip-Hop History, Bombin’ e "Sonny Rollins – Beyond The Notes".

Na abertura, que será no dia 02/05, em sessão somente para convidados, o festival exibe o grande vencedor do Oscar 2013, "Searching for Sugarman", de Malik Bendjelloul, filme inédito em São Paulo. No início da década de 1970, em Detroit, Jesus “Sixto” Rodriguez grava dois álbuns com uma mistura de poesia, política e folk com a atitude e a força do Rock. E então desaparece. Ninguém nunca mais soube dele. Uma história que conquistou o mundo! O festival faz mais duas sessões do filme durante a programação.

O Panorama Brasileiro, que está dividido em mostras (Competitiva, Mostra Brasil, Sessões Especiais e Curta Um Som), apresenta os documentários musicais mais relevantes da atualidade. Personagens e histórias de diferentes cantos que mostram na prática a famosa imensidão de diversidades que é o Brasil.

A Competição Nacional apresenta 4 filmes, que são: "Jards", de Eryk Rocha, que mostra Jards Macalé em seu momento mais íntimo e visceral: a gravação de um álbum, feito em comemoração aos seus 70 anos; a música dos anos 80 representada pela dupla André Abujamra e Maurício Pereira em "Música Serve Para Isso: Uma Historia Dos Mulheres Negras", de Bel Bechara e Sandro Serpa; "A Batalha do Passinho", do diretor Emílio Domingos, que entra na pista para dissecar os passos que criaram esse fenômeno; e a história do gaiteiro que teve de superar uma doença que tirou parte de sua mobilidade aos 17 anos, em "Um Filme para Dirceu", de Ana Johann.

Na Mostra Brasil, outros 7 títulos confirmam que o documentário musical brasileiro nunca para de inovar em sua linguagem. Os 80 anos de uma das maiores escolas de samba do país no filme "Vai-Vai: 80 Anos nas Ruas", de Fernando Capuano; a turnê de Renato Borghetti pela Europa em "Renato Borghetti Quarteto - Europa", de Rene Goya Filho; as histórias lendárias do Bar Liberdade, em Pelotas, no filme "O Liberdade", de Rafael Andreazza e Cíntia Lainge; os paralelos entre o Brasil e Cuba parecem ser infinitos em "Pernamcubanos", de Nilton Pereira; os 20 anos do Punk brasileiro pela ótica da diretora Carolina Pfister, no filme "Viva Viva", a bateria da Escola de Samba Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira no filme "Coração do Samba", de Thereza Jessouroun; músicos de Mogi das Cruzes e Sorocaba se juntam para criar um verdadeiro blitzkrieg sonoro e invadir a cena da música em "Guerrilha Gerador", de Danilo Sevalli.


O Panorama Brasileiro ainda conta com 3 filmes nas Sessões Especiais. A banda Gangrena Gasosa, que inventou o Saravá-Metal na década de 90 e coleciona histórias como brigas com skinheads, punks feministas, atropelamentos por trem, integrantes com HIV e muito mais no filme "Desagradável", de Fernando Rick; o cantor Renato Braz entra no estúdio acompanhado de dois gigantes da música instrumental brasileira, Nailor Proveta e Edson José Alves, para gravar uma homenagem a João Gilberto em "Ensaio Sobre o Silêncio", filme de Zeca Ferreira; e uma homenagem a Paulo Moura em "Paulo Moura - Alma brasileira", de Eduardo Escorel, que conta vida e obra de um saxofonista e clarinetista que imortalizou sua história no choro, no samba e no jazz brasileiro, completa a mostra.

As sessões que compõem o Curta Um Som mantêm sua tradição de revelar boas surpresas.

No PANORAMA MUNDIAL, o IN-EDIT~BRASIL oferece uma grande diversidade de estilos musicais, linguagens cinematográficas e, acima de tudo, boas histórias. São mais de 30 títulos, selecionados nos festivais de cinema mais importantes do mundo.

O aclamado Jonathan Demme volta a filmar seu amigo Neil Young em “Neil Young: Journeys” , no mítico Massey Hall, em Toronto; o mais completo relato de uma das mais reconhecidas e festejadas bandas do Hip Hop: A Tribe Called Quest em "Beats, Rhymes and Life: The Travels of A Tribe Called Quest; dez anos de história da banda Le Tigre em "Who Took the Bomp? Le Tigre: On Tour"; Ginger Baker, que foi um dos fundadores do Cream ao lado de Eric Clapton e Jack Bruce, em "Beware of Mr. Baker"; uma homenagem do diretor Julien Temple ao festival Glastonbury em "Glastopia"; depois de passar 30 anos em Viena, o Maestro Nader Mashayekhi volta a Teerã, sua cidade natal, para realizar um sonho: fundar una orquestra de música clássica ocidental no Irã. O registro está no documentário "Gozaran: Time Passing"; a vida de James Murphy na semana que antecede o concerto monumental de despedida do LCD Soundsystem no Madison Square Garden, em "Shut Up and Play the Hits"; a história do primeiro festival de documentários musicais do mundo: o In-Edit, em "Get What You Want"; e muito mais!

atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias