atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

Hoje, novo filme de Tata Amaral,  em cartaz nos cinemas de todo o Brasil

Hoje, novo filme de Tata Amaral, em cartaz nos cinemas de todo o Brasil


*** DENISE FRAGA E O URUGUAIO CESAR TRONCOSO ESTÃO NO ELENCO
*** LONGA FOI O GRANDE VENCEDOR DO FESTIVAL DE BRASÍLIA, COM SEIS PRÊMIOS

Grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde conquistou as premiações de melhor filme, atriz (para Denise Fraga), fotografia, direção de arte e roteiro, além do prêmio da crítica, “Hoje” continua em cartaz nas principais salas de cinema do país.

Trata-se do quarto longa-metragem da cineasta paulista Tata Amaral, diretora dos premiados “Um Céu de Estrelas” (1996), “Através da Janela” (2000) e “Antônia” (2006). Este último foi adaptado pelo Rede Globo numa minissérie indicado ao Emmy, o ‘Oscar da televisão’.

“Hoje” conta no elenco com o consagrado ator do teatro e do cinema uruguaio Cesar Troncoso, cujo currículo inclui os filmes “Infância Clandestina”, “O Banheiro do Papa”, “Faroeste Caboclo” e “O Tempo e o Vento”. Este ano, Troncoso participa da telenovela “Flor do Caribe”, atração da Globo a partir de março..

Vencedora do Prêmio APCA e conhecida por seu talento cômico no teatro ("Trair e Coçar é Só Começar") e na TV ("Retrato Falado", do programa "Fantástico"), Denise Fraga afirma sobre a protagonista de “Hoje”: “Talvez tenha sido a personagem mais complexa que interpretei. A mais dramática, com certeza”. Em 2013, a atriz, que já foi premiada nos festivais de Brasília, Gramado e Havana, poderá ser vista na série “Três Teresas”, a ser exibida em abril pelo canal pago GNT.

O roteiro de “Hoje” - uma adaptação do livro “Prova Contrária”, de Fernando Bonassi - é centrado em Vera, uma ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da repressão desencadeada pela ditadura militar (1964-1985). Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento próprio e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas, período em que não era sequer reconhecida oficialmente como viúva. No momento da mudança para o novo lar, porém, surge uma visita que a obriga a rever toda sua trajetória.

“Hoje” reúne os parceiros frequentes na trajetória profissional de Tata Amaral: além do escritor Fernando Bonassi, participam da obra o roteirista Jean-Claude Bernardet (em colaboração com Rubens Rewald e Felipe Sholl), o diretor de fotografia Jacob Solitrenick, o técnico de som João Godoy, a montadora Idê Lacreta, o projetista de som Eduardo Santos Mendes (em parceria com Luiz Adelmo), e o músico Livio Tragtenberg. A diretora de arte Vera Hamburger se juntou ao time nessa produção.

Conhecido por suas intervenções urbanas e trabalhos de arte e design, o coletivo BijaRi é responsável por projeções que invadem o realismo da narrativa e interagem com os personagens.

Produzido pela Tangerina Entretenimento (“Antônia”), das sócias Caru Alves de Souza e Tata Amaral, “Hoje” é coproduzido pela Primo Filmes (“O Cheiro do Ralo”), dos sócios Matias e Joana Mariani, e pela HBO Latin America Originals. A distribuição está a cargo da H2O Films.

Completam o elenco de “Hoje” João Baldasserini (ator da companhia teatral Os Satyros, do filme “Linha de Passe” e das telenovelas “Tempos Modernos” e “O Astro”), Pedro Abhull (revelado pelo CPT de Antunes Filho, tendo atuado nas peças “A Pedra do Reino”, “Senhora dos Afogados” e “Pret a Porter 8”), Lorena Lobato (dos filmes “O Cheiro do Ralo” e “Hotel Atlântico”) e Cláudia Assunção (do elenco da telenovela “Avenida Brasil” e com carreira teatral que inclui mais de dez peças e musicais, além de diversos curtas-metragens).

atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias