atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

Rio de Janeiro recebe a 20° edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Rio de Janeiro recebe a 20° edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

Rio de Janeiro recebe a 20° edição do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade

*** O Festival levará cinema, teatro, balada literária e música para todos os cantos da capital fluminense

O 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival LGBT da América Latina, vai até 01 de dezembro no Rio de Janeiro. Este ano o Festival se espalha por diversos pontos da cidade como Arena Carioca Dicró, Arena Jovelina Pérola Negra, Centro Cultural Cândido Mendes, Centro Cultural Wally Salomão, Cine Joia, Espaço Sesc Rio, Estação Sesc Botafogo, Parque Madureira. Ainda haverá projeção de curtas, shows e DJS na Praça Tiradentes.

A abertura para convidados será na Estação Sesc Rio, no dia 22 de novembro, com a exibição do longa-metragem “No Caminho das Dunas”(Bélgica/ 2012) de Bavo Defurne, às 21h. O filme conta a história de Pim - um menino quieto e sonhador. Ele vive com sua negligente mãe Yvette em uma pequena cidade dacosta belga em meados da década de 70. Pim cresce desenhando e sonhando com uma vida de fantasia, e chega à adolescência mantendo seus desejos emergentes em segredo. Aos 15 anos, seu maior sonho é seu amigo e vizinho Gino, por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão.

Já no dia 24 de novembro, às 21h, no Teatro Cândido Mendes, acontece a estreia da peça “Romeu & Romeu” de Ignacio Coqueiro no 5° Dramática em Cena, braço cênico do Mix Brasil . O espetáculo conta a história de amor entre dois homens, as tensões ao se assumir para a família e a necessidade de ser independente financeiramente. Uma reflexão sobre como interagimos com os diferentes e qual a medida do nosso preconceito.

Vários convidados internacionais estarão na versão carioca da 20° edição do Mix Brasil. Entre eles, o ator Aaron Ronton, protagonista de Bear City 2 – Pedido de Casamento e o diretor argentino do longa “Ao Céu”, Diego Prado. No filme Andres é um adolescente tímido que gosta de ouvir música punk. Sua mãe o leva para a igreja evangélica, onde conhece Alex, o guitarrista de uma banda que ensaia ali. A atração (entre eles) é tão forte que acaba sendo a causa de seu súbito interesse em atividades religiosas.

O tradicional Show do Gongo traz novidades além de produções de vídeo terá também apresentações de stand-up, que serão submetidas ao júri popular e convidados comandados por Marisa Orth. Os interessados poderão inscrever seus vídeos no balcão de credenciamento durante o festival ou até minutos antes do inicio do show, no dia 26 de novembro, na Estação Botafogo 1. As gongadas começam às 21h.

O Festival Mix Brasil também terá a famosa Balada Literária com a presença do escritor pernambucano Marcelino Freire. Na cidade, acontecerá ainda a pré-estreia, com a presença do elenco, do longa nacional “Tudo que Deus Criou” (Campina Grande/ Brasil – 2012) do diretor André da Costa Pinto. Na produção, Letícia Spiller é uma cega virgem que quer descobrir o prazer e se envolve com um pai solteiro e um garoto que se prostitui sem saber que eles têm algo mais e comum.

Segundo os diretores do Festival Mix Brasil, João Federici e André Fischer, a seleção nacional este ano exibirá 51 curtas nacionais, sendo que 16 fazem parte da mostra competitiva. “Esse número representa o avanço na produção nacional de temática da diversidade sexual no Brasil, uma das mais férteis do gênero nomundo. Eles mapeiam os principais polos de produção do país no momento e formam um painel bastante diverso sobre como nos vemos e nos retratamos”, observam os diretores.

Os filmes da Mostra Competitiva Brasil passarão pelo crivo do júri popular e estão concorrendo ao troféu Coelho de Prata.

O Mix Brasil de Cultura da Diversidade ainda preparou uma programação especial para o dia 01 de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS e encerramento do Mix. Nesse dia, às 21h, o teatro Cândido Mendes recebe a peça teatral “Xeque Mate” - através dos poemas de Fernando Pessoa (pelo seu heterônimo Álvaro de Campos), este espetáculo conta a trajetória de 05 pessoas que convivem com o vírus HIV, desmistificando e, ao mesmo tempo, esclarecendo as formas de contágio e o caminho trilhado por uma família sobrevivente (ou não) a todas as esperanças e inquietações. Entrada Gratuita.

O Panorama Internacional, seção do evento dedicada à exibição de novas produções apresenta longas-metragens e documentários que estão circulando em festivais internacionais de cinema e no circuito LGBT. Destaques “Mosquita e Mari” (EUA/ 2012) de Aurora Guerro, “Tempestade na Estrada” (Canada / USA, 2011) de Thom Fitzgerald e o, inédito no Brasil, American Translation(França/ 2011) de Pascal Arnold e Jean-Marc Barr. O filme mostra um abiguo francês que viaja pelo seu país com sua ingênua amante americana em busca de uma grande aventura.

Documentários também compõem o Panorama Internacional, como “Vito” de Jeffrey Schwartz (USA/ 93, /2011) ,“Kátia” de Karla Holanda (Brasil/2012) e “Homens Invisíveis de Yariv Mozer (Israel/ Holanda, 2012) . Este último mostra a história não contada de gayspalestinos perseguidos que fugiram de suas famílias e agora estão se escondendo ilegalmente em Tel Aviv.
Os esperados programas de curtas estão presentes nesta edição do festival, entre eles: “O Outro lado do Islã”, filmes que retratam a diversidade no mundo muçulmano, “Super Mães”, mostram a relação de mães e filhos homossexuais, “Mulheres Fodonas”, retratam personagens femininas dominadoras e de personalidade forte, “Dos 8 aos 80”,filmes sobre experiências gay da infância à terceira idade, e um programa infantil " Crescendo Com a Diversidade" , que exibirá títulos sobre a aceitação das diferenças e a convivência na diversidade.

O 20° FESTIVAL MIX BRASIL DE CULTURA DA DIVERSIDADE é realizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério da Saúde, Sesc, Sabesp e Secretarias de Cultura do Município e Estado de São Paulo. O evento tem o apoio Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Município do Rio de Janeiro. A programação completa do 20° MIX BRASIL DE CULTURA DA DIVERSIDADE está disponível no site www.mixbrasil.org.br.
Serviço- 20° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
Rio de Janeiro – 22 de novembro a 01 de dezembro
Mais Informações: www.mixbrasil.org.br

Informações à imprensa
ATTi Comunicação e Ideias
Eliz Ferreira/ Valéria Blanco
Fones: (11) 3729 1455/ 3729 1456/ 991102442
Email: eliz@atticomunicacao.com.br /atticomunicacao@gmail.com





atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias