atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

Elementos subjetivos e éticos da cinematografia são discutidos em curso

Elementos subjetivos e éticos da cinematografia são discutidos em curso

Elementos subjetivos e éticos da cinematografia são discutidos em curso de extensão


**Em Cinematografia, Motor das Mídias os alunos analisam as dinâmicas do universo audiovisual

***Início no dia 09 de maio


Compreender os conceitos-chave da linguagem audiovisual, desde as experiências iniciais, no século XIX, até a contemporaneidade, de uma maneira abrangente e analítica é um dos principais objetivos do curso de extensão Cinematografia, Motor das Mídias, que começará na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), no próximo dia 9 de maio. As aulas, realizadas em parceria com a Estate Produções, são pautadas em temas como: Introdução à história e linguagem audiovisual; Introdução geral à dramaturgia; A realização e o apuro artístico nos meios de expressão, o percurso histórico, a fotografia no cinema, a relação entre o desenvolvimento dos aparatos técnicos, metodologia e estética; entre outros.

O curso pretende oferecer instrumentos analíticos para a apreensão e entendimento das dinâmicas que se estabeleceram a partir da utilização do uso de elementos da arte, do encantamento e da tecnologia criativa do universo audiovisual. “Habilitamos o aluno para analisar e ter conhecimento geral acerca dos processos de criação, dramaturgia, estruturas narrativas, leitura e escrita de roteiros, bem como para a compreensão dos elementos subjetivos e éticos presentes no corpo das obras, além das diversas etapas afeitas à produção de um projeto audiovisual”, explica a Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles, docente do curso.

As aulas são voltadas a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão: Cinematografia, Motor das Mídias
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 9 de maio a 27 de junho de 2017.
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 32 horas
Docentes: Alziro Barbosa, Carlos Nader, Cecilia Almeida Salles, Erminia Maricato, Jessé De Souza, Laurindo Leal Filho, Marcelo Gomes, Reginaldo Nasser, Carolina Gonçalves e Eduardo Chatagnier.

Sobre a Estate

A Estate atua no audiovisual nacional há 16 anos, realizando a curadoria de projetos culturais como o ENTRETODOS – Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos – desde 2007, e o CineComentado – Mostra de Cinema e Debates – desde 2004, além da produção, direção, criação e coordenação de filmes e documentários como “Quem Traduz Boris?”.

FESPSP: 83 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias