atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

Cine Circo comentado exibe  “A Estrada” de Frederico Felline

Cine Circo comentado exibe “A Estrada” de Frederico Felline

* debate com as convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda), após a sessão

* dia 16/05, às 17h, no Cine Olido


O projeto Cine Circo Comentado do mês de maio exibe o clássico do cinema italiano "A Estrada", de Federico Fellini com debate após a sessão com as convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda), no dia 16/05, sábado, às 17h, no Cine Olido. O filme será exibido novamente no dia 20/05, às 20h.

O diálogo entre o circo e o cinema é tão antigo quanto a própria história do cinema. Desde as primeiras décadas do século XX, momento em que o cinema se afirma como a expressão artística por excelência da modernidade, o circo emprestou à Sétima Arte alguns de seus elementos cênicos e narrativos – técnicas de interpretação, conhecimento da mis en scène, sugestões temáticas e cenográficas.

Tal como o circo, o cinema dos primeiros tempos também se firmaria como uma arte essencialmente popular. Sem aprofundar muito a questão, basta lembrar que o namoro entre as duas artes produziu obras-primas como O circo (1928), de Charles Chaplin, marco do período silencioso e também inspirou Federico Fellini em filmes como A estrada (1954) e Os palhaços (1970).

Dirigido por Federico Fellini, o longa-metragem A ESTRADA (1954) é a atração do programa de maio. Considerado uma das obras mais interessantes produzidas por Fellini, o filme narra à história de Gelsomina, uma garota humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampanò, um homem rude que trabalha como artista de rua, arrebentando correntes.

Para comentar o filme, o Cine Circo traz duas convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda). Vale lembrar que o espetáculo apresentado pela dupla de palhaças, “A La Pipetuá”, inspirado nos protagonistas Gelsomina e Zampanò, foi concebido e dirigido em parceria por Nani Colombaioni, palhaço italiano, que assessorou Fellini na direção de La Strada.

O Cine Circo é uma Parceria do Departamento de Expansão Cultura com o Centro de Memória do Circo, e exibe ao público sessões que abordam circo como assunto.


SINOPSE E FICHA TÉCNICA

A ESTRADA
La Strada, Itália, 1954, 108 min, DIGITAL
Direação: Federico Fellini
Com Giulietta Masina, Antony Quinn, Richard Basehart
Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanó. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanó, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista, que admira especialmente Gelsomina, trará acontecimentos inesperados.

Dia 16/5, às 17h – Após a sessão, debate
Dia 20/5, às 19h


SERVIÇO:
CINE CIRCO COMENTADO: COM O FILME "A ESTRADA"DE FEDERICO FELLINI

Local: Cine Olido
Endereço: Avenida São João, 473 – República
Data: 16/5, às 17h – sessão e debate; dia 20/5, às 19h
Ingressos: R$ 1,00 (inteira) / R$ 0,50 (meia)

atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias