atti! comunicação e ideias
atendimento@atticomunicacao.com.br / 11 3729.1455 | 3729.1456

Atti comunicação e idéias

2º Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas”

2º Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas”


** debates, encontros, passeios, premiações e exibição de filmes acontecem em diferentes pontos da capital paulista

** Ato de inauguração do Monumento em Homenagem aos Mortos e Desaparecidos Políticos

** Cerimônia de Premiação: 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos e Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns

**Pré-estreia do filme "Branco sai. Preto fica", de Ardiley Queirós, ao ar livre, no Parque Ibirapuera

** Show de encerramento com Angela Ro Ro Céu, Dream Team do Passinho, Gaby Amarantos, Karina Buhr, Lirinha, Luiz Melodia, Otto e Pepeu Gomes.

** DE 08 A 14 DE DEZEMBRO COM ENTRADA GRATUITA

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo realiza o Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014”, que já faz parte do calendário de festividades da cidade e acontece de 8 a 14 de dezembro, em diversos pontos da capital paulista.

Nesta semana, em que é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a capital paulista ganha de presente uma surpresa, além de debates, encontros e diálogos, cinema, passeios e performances, premiações, um monumento e um grande show no Parque Ibirapuera, tudo gratuito. São sete dias de atividades com foco na diversidade, no respeito às diferenças e na ocupação dos espaços públicos, um momento para pensar e experimentar a cidade de forma acolhedora, inclusiva e tolerante.

O Festival também promove o Circuito Juventude e Direitos Humanos na Cidade onde será realizado quatro percursos de ônibus pelo centro e pelas periferias de São Paulo para visitação de espaços culturais e pontos históricos e contemporâneos relevantes na defesa e promoção dos Direitos Humanos. As visitas serão guiadas por artistas e articuladores locais que conduzirão discussões e workshops. As inscrições para participar das visitas podem ser feitas em direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br
Propor um amplo debate sobre os direitos humanos no município e reafirmar o direito à cidade para toda a população é um dos objetivos do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014”. A exposição Olhares das Ruas reúne fotografias da paisagem urbana, retratos e autorretratos produzidos por pessoas em situação de rua. Com curadoria de Helder Oliveira e André Bueno, a exposição traz 30 fotografias expostas na Galeria Prestes Maia e oito lambes de 6 X 9 metros distribuídos em túneis e viadutos na região central da cidade.

Já a exposição Vista sua Camisa com Orgulho reúne retratos de pessoas de diversas orientações sexuais vestindo as camisas de seus clubes, durante a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A iniciativa integrou uma campanha de combate à homofobia nos estádios promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com o Ludens/USP (Núcleo de Pesquisa sobre Futebol e Modalidades Lúdicas). A abertura também acontece no dia 9/12, às 19h e contará com projeções das imagens na fachada do Edifício Matarazzo.

No dia 10 de dezembro, às 18h, no Auditório Ibirapuera, acontece a entrega do 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, que seleciona experiências educacionais bem sucedidas na promoção da cultura dos direitos humanos na Rede Municipal de Educação, e do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, criado para homenagear uma personalidade de destaque na defesa e promoção dos Direitos Humanos no Brasil.

Marilena Chauí e o ministro Gilberto Carvalho são os convidados do Arena Política de Participação Social, que acontece no dia 11/12, das 18h às 20h, na Praça das Artes, e retoma a experiência das arenas em praça pública para debater com especialistas, ativistas e cidadãos as novas formas de participação social e como elas estão sendo consideradas pelo governo no avanço do diálogo democrático.
Uma sessão especial do projeto Cine Direitos Humanos acontece ao ar livre, no dia 12/12, às 20h, em área aberta do Parque Ibirapuera com a pré-estreia do longa Branco sai. Preto fica, de Ardiley Queirós, vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor ator, melhor direção de arte e prêmio TV Brasil no Festival de Cinema de Brasília 2014 e da competição latino-americana do Festival de Cinema de Mar del Plata, na Argentina. No dia 13/12, às 11h, o Cine Direitos Humanos promove a pré-estreia do filme A Vizinha do Tigre, no Espaço Itaú de Cinema - Frei Caneca.

O cinema independente também esta presente, com o 7º Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos, que acontece de 8 a 13 de dezembro no Espaço Cidadania nas Ruas e diversos pontos de exibição na cidade.

Para complementar as atividades do dia 13/12, o festival promove os Territórios Livres da Cidadania, que vão ocupar e colorir as ruas do Arouche e da Luz, no centro de São Paulo. Os dois territórios integram as ações do Plano de Ocupação do Espaço Público pela Cidadania, promovido pela Prefeitura de São Paulo articulada com iniciativas da sociedade civil. As atividades buscam promover a ressignificação do espaço público e a promoção do direito à cidade em territórios urbanos de alta complexidade.

Na Luz, o Multirão Multicultural reúne diversas intervenções como criação de uma horta urbana nas calçadas do bairro, sessão de grafite e as atividades da Casa Rodante, um carro-ateliê equipado com mesa, cadeiras e materiais artísticos para criação de artes, bordado e tecelagem. O encerramento fica por conta de Gaspar (Z’áfrica Brasil), que lançará seu projeto “Rapsicordélico”, em show com participação especial do percussionista João Nascimento. O evento acontece na Rua Helvetia, entre as ruas Barão de Piracicaba e Dino Bueno, das 11h às 17h.

Já no Largo do Arouche, das 14h às 17h, acontece o projeto Você e o Arouche, com a projeção de depoimentos dos personagens do Largo do Arouche: moradores, comerciantes e frequentadores. No dia, haverá gravação de novos depoimentos para a série “Você e o Arouche”. E das 15h às 17h, a Oficina Basurama traz a proposta da construção colaborativa de objetos, brinquedos e mobiliário a partir de materiais recicláveis e resíduos (lixo).

O encerramento do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014” acontece no dia 14/12, às 14h, no Auditório Ibirapuera, com um grande encontro entre artistas de diferentes gêneros: Luiz Melodia, Gaby Amarantos, Céu, Otto, Pepeu Gomes, Karina Buhr, Lirinha, Angela Ro Ro e Dream Team do Passinho celebram com a população de São Paulo a cultura de direitos humanos na cidade.

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS


atti comunicação
Fonte: www.direitoshumanos.prefeitura.sp.gov.br
atti comunicação
Volta para lista de notícias
atti comunicação e ideias